quarta-feira, 21 de março de 2012

XADREZ NAS ESCOLAS


Estrasburgo, França - 19 de março de 2012

A Chess Kasparov Foundation Europa e a União Europeia de Xadrez orgulhosamente anunciam que o Parlamento Europeu aprovou a Declaração Escrita 50/2011 "Xadrez na Escola".

Para sua efetivação, a declaração deveria ser assinada pela maioria dos membros do Parlamento Europeu (378). Ao final, constatou-se que a declaração de Xadrez Escolar recebeu 415 assinaturas (ou 37 assinaturas - cerca de 10% - mais do que o necessário), uma indicação clara do reconhecimento dos deputados de toda a Europa sobre os benefícios que o xadrez pode trazer para as crianças.

A Declaração Escrita será agora oficialmente comunicada ao Parlamento de cada Estado-Membro da UE, juntamente com a lista de signatários.

A declaração obriga de certa forma o incentivo do referido programa educacional nos Estados-Membros. Serão feitos, inclusive estudos de resultados sobre os efeitos deste programa no desenvolvimento das crianças.

O Programa "Xadrez na Escola" foi criado para promover este esporte nas escolas em toda a Europa, oferecendo currículos de xadrez, materiais, professores e material de comunicação para incentivar e motivar as crianças a descobrir e aprender o jogo. O desenvolvimento e implementação do programa será realizado como um projeto conjunto entre a Kasparov Chess Foundation Europe e o Parlamento Europeu Chess Union (ECU).

Esse esperado reconhecimento oficial na Europa mostra que a UPX está no caminho correto, quando colocou em suas metas a grande atenção que dará a este segmento. Lembramos que já existe legislação estadual a respeito.

A possibilidade da Chess Kasparov Foundation instalar uma filial aqui no RJ não é tão remota como se pensa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário